Você sabe o que são calorias vazias?
- dramarybassi
- 26 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar. de 2022
Elas estão presentes no nosso dia a dia e não trazem benefício algum para a saúde....

A indústria cria alguns alimentos, porém eles são pobres em nutrientes, então, você estará ingerindo calorias porém sem nenhum benefício para a sua saúde.
É a comida industrializada, vazia de nutrientes, que infelizmente tomou lugar da comida de verdade na alimentação de muitas pessoas.
Alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados são ricos em gorduras vegetais que são pró inflamatórias, açúcar e carboidratos refinados, que não satisfazem o apetite…esses alimentos não conseguem ativar o mecanismos hormonais da saciedade por não conterem nutrientes para isso.
Então, você come e continua com fome, gerando um ciclo vicioso e levando ao sobrepeso, obesidade e, consequentemente, maior risco de desenvolver diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, neurodegenerativas e até mesmo um comprometimento na imunidade.
"Você come e continua com fome!"
Quanto maior a ingestão de alimentos ultraprocessados, menor a quantidade de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e omega 3, dentre outros nutrientes vitais para uma melhor saúde e longevidade.
Ou seja, você come "só" um lanche tipo Big-Mac achando que "comeu pouco", mas na verdade ingeriu grande quantidade de calorias vazias, sem nutrientes de que seu corpo precisa. Resultado: engorda achando que está comendo "pouco".
Busque uma alimentação equilibrada e saudável!
Para tirar esse ciclo vicioso, você precisa prover maior densidade nutricional proveniente de uma alimentação equilibrada e saudável na maioria do tempo.
Não estou dizendo que é proibido comer essas calorias vazias, mas ponderar no uso de alimentos processados e ultraprocessados. Deixe para consumi-los em ocasiões menos frequentes, como em uma festa, de modo a não afetar a sua rotina.
E suplemente, somente se não conseguir atingir a meta dos macro e micronutrientes ou se houver indicação clínica por alguma deficiência nutricional.
Saiba como fazer boas escolhas alimentares
in natura ou minimamente processados: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplos: frutas, verduras, legumes, cereais como o arroz, farinhas, raízes e tubérculos como a mandioca, grãos como os feijões, carne resfriados ou congelados, ovos, castanhas, e leite pasteurizado;
produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza: usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos: óleos, gorduras, açúcar e sal;
processados: produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado. Exemplos: legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães;
ultraprocessados: produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Com pouca ou nenhuma quantidade de alimento in natura ou minimante processado na composição. Exemplos: refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo.
Kommentare