Gordura no fígado
- dramarybassi
- 25 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Esteatose hepática, causas, diagnóstico, o que fazer.
Você sabe o que é gordura no fígado?
Esteatose hepática é o nome que se dá ao excesso de gordura no fígado e até 25% das pessoas tem essa doença.
👉Muitas pessoas tem, mas ela não é normal.
Ela não é causada pelo consumo excessivo de álcool, por isso chamamos de esteatose hepática não alcoólica, e sim pelo excesso de calorias, excesso de carboidratos e gorduras que chegam até o fígado e ele não consegue metabolizar e remover esse excesso.
👉As causas mais comum são a Obesidade e Diabetes, porém, tem pessoas que mesmo com peso normal estão com esteatose hepática e isso pode levar até a cirrose.
⚠️Quais os sintomas de gordura no fígado?
Os principais sintomas de gordura no fígado são dor no abdômen (região superior direita), inchaço da barriga, cansaço excessivo, perda do apetite, dor de cabeça constante, fezes esbranquiçadas, pele e olhos amarelados, coceira na pele em alguns casos.
✅O diagnóstico se dá quando 5% das células do fígado estão acometidas e o exame mais prático e fácil de realizar é o ultrassom de abdômen, porém só vai detectar a gordura no fígado quando ele já estiver comprometido em torno de 30%.
✅Alguns exames laboratoriais como o aumento gradativo das enzimas hepáticas, glicemia e insulina elevadas podem indicar precocemente que o seu fígado já está sobrecarregado com esses excessos.
O que fazer para melhorar? Como tratar?
⚠️Mudança do estilo de vida!
1. Perder peso com uma alimentação saudável e equilibrada, diminuindo o excesso das calorias.
2. Diminuir o consumo de álcool, apesar de não haver correlação com esta; porque o álcool continua inflamando o seu corpo.
3. Praticar exercício físico, colocando como meta ao menos 150 minutos/semana de intensidade moderada.
4. Evitar excesso de frutose na forma líquida, por exemplo, preferir as frutas com maior aporte de fibras do que os sucos de frutas.
A melhor forma de proteger o seu fígado é retirando a agressão.
Se você apresenta alguns dos sintomas, consulte um médico e realize exames para saber se tem gordura no fígado ou esteatose hepática. Lembrando que as mudanças no estilo de vida que mencionei já te trarão benefícios!
Dra. Mary Bassi
Médica Nutróloga
CRM 7404 RQE 7321 | RQE 7322
(67) 99822-7872







Comentários