A importância da avaliação nutricional precoce entre os pacientes com câncer.
- dramarybassi
- 25 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

O alto risco nutricional associado ao câncer é multifatorial.
A desnutrição é muito comum em pacientes idosos oncológicos, com uma prevalência de 30- 80%, sendo um grande problema de saúde pública.
O paciente idoso merece muita atenção em relação a sua alimentação, a fim de manter ou melhorar o estado nutricional durante o processo de envelhecimento e de tratamento. É necessário fornecer quantidades adequadas de calorias, proteínas, fibras, micronutrientes e líquidos, a fim de atender as necessidades especiais dessa faixa etária.
Porém, muitos pacientes oncológicos também estão com sobrepeso ou com obesidade ao diagnóstico, e isso não quer dizer que eles estão bem nutridos. Eles podem ter a obesidade Sarcopenica ou até mesmo apresentarem deficiências nutricionais.
Sarcopenia é definida como diminuição da função muscular associada a diminuição da massa muscular em quantidade ou qualidade, e quando ocorre uma diminuição da forca esta vai determinar o grau de gravidade da Sarcopenia.
Uma das maneiras de você saber se tem Obesidade Sarcopenica é realizando exames de composição corporal onde demonstram a quantidade de massa muscular e percentual de gordura que tem no seu corpo, pois somente o IMC não prediz o que você realmente tem de gordura e músculo.
Embora o IMC seja uma medida prática, ela não mostra as diferenças na composição corporal, e a quantidade de massa muscular é capaz de mudar o prognóstico e a sua resposta ao tratamento; sendo a Sarcopenia um fator de mal prognóstico nos pacientes com Câncer.
Comments